top of page

Os artistas mantêm a infância viva¹

  • Márcia Banora
  • 8 de mar.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 27 de ago.

Editado por: Catarina Casal



Quão agradável deve ser ser-se artista. Quão conscientes devem ser aqueles que se riem inocentemente numa realidade a que chamo sonho. Quão livres deverão ser!


Eles que manuseiam deliberadamente essa realidade infantil e convidam para a fantasia, como um aviso eterno, os pragmáticos que um dia sonharam. Quão agradável deve ser ser-se artista!


Através da alegria da imaginação, realçam sombras esquecidas e censuram o mundo dos realistas. Como podem os artistas entender a realidade, se vivem na ilusão dos seus trabalhos honestos? Quão crianças serão nesse jogo criador? Crianças porque deverão divertir-se nesses sonhos palpáveis, sonhos que uma realidade permitirá citar. Quão livres deverão ser! A responsabilidade é punir qualquer estado alterado do sonho, a que nós — os infelizes — chamamos de realidade, mas os artistas uma constante quimera pura. Quão conscientes deverão ser!



_____

¹ Esta frase surgiu numa aula de Filosofia na Ásia, dita pelo meu professor Paulo Borges.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Cheias até às margens

Editado por: Ricardo Cerdeira Como eu quero esmifrar as tuas palavras, Beber cada som da tua boca.  Como eu quero fazer-te páginas e páginas, Cheias até às margens, até a tinta ser pouca. Como eu quer

 
 
 
Quando acaba a tinta

Editado por: Catarina Casal Quando o negro acaba E se acend’a escuridão, Parece escassear a tinta E voar a pena da mão Ao tentar agarrá-la,  Com os dedos em pinça, Desenho padrões no ar  Como quem pin

 
 
 

Comentários


bottom of page