top of page
  • Foto do escritorJornal O Cola

Ensaio de Imprensa: O Filho

De Bruna Luz e Carolina Franco
Editado por Matilde Freitas

No passado dia 11 de abril, o jornal O Cola foi convidado a estar presente no ensaio de imprensa da peça O Filho, de Florian Zeller.


A peça visualizada é uma versão de João Lourenço e Vera San Payo de Lemos, que é também a dramaturga da mesma. O elenco é composto por Cleia Almeida (mãe), Paulo Oom (psiquiatra), Paulo Pires (pai), Pedro Rovisco (enfermeiro), Sara Matos (madrasta) e Rui Pedro Silva (filho).

Imagens de Bruna Luz


Anteriormente, Florian Zeller escreveu também A Mãe e O Pai, que foram igualmente adaptadas para o teatro. As três obras podem parecer fazer parte de uma trilogia, mas esse não é o caso. Apesar de não estarem conectadas pelo enredo, cada uma delas representa um distúrbio que desde sempre afeta a sociedade. A Mãe representa a depressão, O Pai a demência e O Filho a ideação suicida.


Nicolau é um jovem adolescente proveniente de uma família fragmentada: os pais separaram-se e o seu pai formou uma nova família com outra mulher. Esta é uma realidade para muitos jovens, hoje em dia. O protagonista está a viver com a mãe e, sem saber lidar com a angústia e emoções que sente, opta por faltar à escola, começando a isolar-se socialmente. Os pais, transtornados, pensam que a solução é fazê-lo mudar de casa, ao que ele passa a viver com o pai, com a madrasta e com o seu novo irmão bebé. Contudo, esta opção está longe de ser a solução para os problemas existenciais de Nicolau. Mais tarde, por não verem resultados positivos, os pais procuram ajuda médica e optam por levá-lo a uma clínica de psiquiatria. Será que vão conseguir ajudá-lo? Será que Nicolau conseguirá ultrapassar a depressão e amargura profundas que sente e não consegue explicar?


Nesta peça, ao contrário de muitas outras, não entramos na mente do protagonista. Na verdade, do princípio ao fim, estamos tão confusos como as pessoas à sua volta, que não sabem o que fazer perante uma situação destas.


Apesar da sensibilidade do tópico, a sequência de eventos é bem balanceada, alternando entre cenas pesadas de angústia e cenas leves de descontração, o que dá à audiência tempo para respirar fundo. Existe um equilíbrio extremamente importante, em que os dois tipos de cena não se neutralizam mas complementam-se, mostrando que, até nos piores momentos, nem tudo é completamente terrível.

No final do ensaio de imprensa, O Cola teve a oportunidade de falar com João Lourenço e Vera San Payo de Lemos, que explicaram que, pela terceira vez, fizeram uma peça adaptada da obra de Zeller. Embora seja uma adaptação, esta transmite todas as intenções do autor: representar o sofrimento interior de um jovem adolescente. Devido à carga emocional que a peça carrega, os ensaios eram interrompidos com momentos de relaxamento entre cenas, onde os artistas realizavam atividades para desanuviar, tendo sido convidado o coreógrafo Cifrão.


A peça tem aproximadamente 110 minutos e estará em exibição entre os dias 20 de abril e 18 de junho de 2023, na Sala Azul do Teatro Aberto (Rua Armando Cortez, 1050-017 Lisboa). Os bilhetes podem ser comprados online, na BOL - Bilheteira Online ou na Bilheteira do Teatro Aberto. Jovens (até 25 anos) e seniores podem usufruir de desconto.


Para mais informações consultar aqui.




17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O Nosso Último Beijo

Aviso: referência a suicídio e automutilação Nota: ler ao som de Ceilings, de Lizzy McAlpine. Ali, com a Eva, o Chris sentia-se em paz. Já há duas horas que estavam sentados naquele velho banco de mad

Our Last Kiss

TW: self arm, suicide Note: read while listening to “ceilings” by Lizzy McAlpine Chris felt at peace, there with Eva. They had been sitting on that old wooden bench for the past two hours. Eva had jus

pedir permissão

estava a andar na rua e senti o cheiro do teu perfume. e foi aí que a minha mente mergulhou naquele dia em que estávamos deitados num jardim a trocar beijinhos e caretas enquanto um céu de mil cores s

Comments


bottom of page